O Ministério da Saúde estima que 12 milhões de pessoas tenham reumatismo. Mas você sabia que o reumatismo não é uma doença? Trata-se de um termo geral que caracteriza cerca de 130 doenças que afetam, principalmente, as articulações, além de sistema respiratório, gastrointestinal, a pele e outras partes do corpo.
Por abrigar um grupo tão grande de doenças, o reumatismo costuma gerar muitas incertezas em pacientes, que nem sempre conseguem distinguir uma doença reumática da outra. O que é importante esclarecer aqui é que, com o diagnóstico correto e o tratamento adequado, acompanhado por um especialista, o reumatismo tende a se tornar um problema menos grave, sem interferir muito na qualidade de vida da pessoa.
Algumas das principais doenças associadas ao reumatismo são: artrite idiopática juvenil, artrite reumatoide, fibromialgia, lúpus, doenças articulares inflamatórias, gota, lombalgia, artrose e vasculites. Por ser um vasto grupo de doenças, é muito difícil estabelecer um perfil de quem pode ter reumatismo, a não ser quando tratamos das doenças de forma individual. Por exemplo: a artrose é mais comum em idosos, a gota se manifesta mais frequentemente em homens, enquanto o lúpus e a artrite reumatoide são mais comuns em mulheres.
Sintomas do reumatismo e exames de imagem
A maioria dos sinais de doenças reumáticas são facilmente percebidos pelo paciente, que deve procurar um médico para investigar a causa do problema. Alguns destes sintomas são:
– Dores nas articulações, principalmente se permanecerem por período superior a seis semanas.
– Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
– Dificuldade para se movimentar ao acordar.
– Restrição na mobilização de articulações.
Os exames solicitados dependerão de qual doença reumática o médico suspeitar, levando em consideração a idade do paciente, o quadro clínico e o exame físico.
Os principais exames de imagem realizados pela Ecomax que são utilizados nestes casos são:
Raio-X: utilizado principalmente em investigações associadas à coluna vertebral, aos membros e articulações.
Ultrassom: a ultrassonografia articular é utilizada quando há necessidade de imagens musculoesqueléticas. Também pode ser utilizado para orientar intervenções como biópsias musculares e em procedimentos terapêuticos.
Tomografia Computadorizada: auxilia no diagnóstico de alterações principalmente relacionadas a ossos e coluna.
Ressonância magnética: é o exame mais completo para o estudo de músculos e articulações, produzindo imagens ricas em detalhes e que ajudam a ter um diagnóstico mais assertivo.
Se você sente dores no corpo ou apresenta um dos sintomas descritos acima, marque uma consulta com um reumatologista para investigar o problema e começar o tratamento o quanto antes.